Meditação diária de 17/09/2019 por Flávio Reti – Carlos Lamarca
18/09/2019

Meditação diária de 18/09/2019 por Flávio Reti – Percy Lebaron Spencer

18 de setembro

Jó 30:26  “Todavia, aguardando eu o bem, eis que me veio o mal e esperando eu a luz, veio a escuridão”

Percy Lebaron Spencer

Engenheiro norte americano, nascido em 1894 e morreu em 1979, foi o inventor do forno de micro-ondas. Começando em 1939, engenheiros americanos e ingleses fabricaram os primeiros radares de longo alcance graças a uma invenção anterior do magnetron, um dispositivo eletrônico capaz de gerar micro-ondas e a indústria da guerra começou a se interessar por ele. O mundo havia recém saído da primeira grande guerra e já estava gestando a segunda grande guerra mundial. Sua descoberta se deu quase que por acaso, quando Percy Spencer realizava experiências com micro ondas nos radares americanos a serviço de uma empresa chamada Raytheon. Ele, sem querer, percebeu que uma barra de chocolate recém tirada do seu bolso havia se derretido. Ele estava trabalhando numa sala onde havia um magnetron e ele havia tirado o chocolate do bolso e colocado ao lado do equipamento e quando sentiu fome foi procurar o chocolate, mas para sua surpresa ele estava derretido apesar da temperatura interna do ambiente estar sob influência do ar condicionado, bem fria. Tentando buscar a causa, ele pôs milho sob a projeção das ondas e dentro de segundos ele obteve um punhado de pipocas. Conclusão dele: As micro ondas haviam agitado as partículas, ou as moléculas de água dentro dos grãos, atritando umas nas outras produzindo calor e aquecendo os grãos que se estouravam. Pronto, estava descoberto o forno de micro ondas, uma outra utilidade além das antenas de radar. Mas o projeto era muito caro e nada prático. O produto encalhava nas lojas, porque as donas de casa não acreditavam que um instrumento usado na guerra pudesse ser útil na cozinha e também não acreditavam que era inofensivo. Foi só a partir de 1970 que a indústria apareceu com modelos menores, mais práticos e mais fáceis de se usar. Mas quer saber? Spencer ficou na empresa Raytheon como consultor técnico até morrer com setenta e seis anos, mas morreu de câncer motivado pela irradiação das micro ondas, de onde qualquer um pode deduzir que é bom ficar longe de forno de micro-ondas. De que lhe adiantou ser incluído no National Inventors Hall of fame (Rol da fama dos inventores nacionais)? Parece que ele criou uma cobra para ser mordido por ela. A vida está cheia de coisas assim. É aquele filho adotivo que se revolta contra ao pais adotivos, é aquele empregado que foi admitido para ser ajudado e se revolta contra o patrão, é aquele cão que você alimenta todos os dias e lá um dia resolve morder o dono e chega ao ponto de um membro recebido pela igreja falar mal da própria igreja, isso é comum nos meios evangélicos. São as chamadas boas intenções que resultam em maus retornos. Foi o caso de Judas, admitido entre os escolhidos discípulos chegou e traiu o mestre descaradamente. Precisamos cuidar, para nunca pagar o bem com o mal.