Comentários da Lição 7 (1o Trim/2017) por Ligado na Videira
13/02/2017

Meditação diária de 12/02/2017 por Flávio Reti

Dia de Darwin

“Deus, pois, fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, e os animais domésticos, segundo as suas espécies, e todos os repteis da terra, segundo as suas espécies. E viu Deus que tudo era bom” Genesis 1:25

Em 1809 nascia na Inglaterra alguém que se tornaria biologista e naturalista. Seu nome, Charles Darwin. Pela sua profissão, ele viajou, durante cinco anos, pela Austrália, pela Nova Zelândia e pelas ilhas do Pacífico, na América do Sul.

Nas suas observações, ele dedicava atenção especial ao grande número de espécies de plantas e de animais que ia encontrando. Muitas das espécies de plantas e animais que ele ia catalogando eram desconhecidas dos demais biólogos contemporâneos. Passando pelas Ilhas Galápagos,

na costa ocidental da América do Sul, veio-lhe a ideia mais nefasta que ele poderia ter. Publicar suas experiências e descobertas. Certo de que tinha achado as respostas para suas perguntas e questionamentos, ele escreveu um livro que viria a ficar famoso e criaria divisão no pensamento da humanidade: Origens das Espécies. Ele escreveu outras obras, mas nesta especificamente ele revelou suas convicções sobre o aparecimento da espécie humana, gerando intenso debate nos meios científicos e religiosos. Ele diz ter descoberto que todos os seres vivos, desde os animais unicelulares até ao homem, podem ter sua ancestralidade descrita até o começo da vida na terra. Isso gerou uma reviravolta no pensamento geral porque a crença religiosa predominante era que todos os seres vivos foram criados por um Deus. Nenhum biólogo ou pesquisador, ou cientista jamais havia reunido argumentos para se levantar contra o pensamento geral. Ele levantou cinco teorias básicas para amparar seu argumento: Evolução, Seleção Natural, Ancestral Comum, Gradualismo e Multiplicação das Espécies. Para cada teoria ele tinha uma explicação que sempre diferia da maneira em que Deus criou o homem e os animais. Na verdade, ele não fez nenhum

bem para a humanidade, ao contrário, criou uma discussão infundada que ainda hoje não terminou. Sua principal teoria, A Seleção Natural, baseia-se na afirmação de que todos os seres vivos sofrem mudanças, provocadas pelo meio ambiente e podem repassar essas mudanças para os descendentes.

Afirma também que para melhorar a raça, ou a espécie, há um processo de seleção natural onde os indivíduos mais adaptados sobrevivem em detrimento dos menos capazes. Deus fica fora da

discussão. Para ele, os homens e animais não foram criados, eles evoluíram de um ancestral comum ao longo de milhões de anos. Faz sentido? Fez sentido para você? Quando a gente volta para as páginas da nossa velha e atual bíblia, lá encontramos Isaías fazendo um desafio: “Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Que coisas? As mesmas coisas que Darwin encontrou nas suas andanças. A verdade absoluta está na afirmação do livro de Gênesis: “No princípio Criou Deus os céus e a terra(1:1). Não necessitamos de nenhum outro argumento. Não precisamos de uma dia especial para Darwin. Precisamos de todos os dias para Deus, porque Darwin não vai nos salvar. Deus pode e o fará. Além de Darwin, há mais teorias tentando minar a autenticidade das escrituras. Siga o comentário de Ellen White: “As advertências da Palavra de Deus com respeito aos perigos que rodeiam a igreja cristã pertencem a nós hoje. Como nos dias dos apóstolos os homens procuravam destruir a fé nas Escrituras pelas tradições e filosofias, assim hoje, pelos aprazíveis sentimentos da “alta crítica”, evolução, espiritismo, teosofia e panteísmo, o inimigo da justiça está procurando levar as almas para caminhos proibidos. Para muitos a Bíblia é uma lâmpada sem óleo, porque voltaram a mente para canais de crenças especulativas que produzem má compreensão e confusão” (Atos dos Apóstolos, p.476). Portanto, não critique a Igreja de Deus, o diabo já está fazendo isso muito bem feito.