Meditação diária de 05/03/2017 por Flávio Reti
05/03/2017
Meditação diária de 07/03/2017 por Flávio Reti
07/03/2017

Meditação diária de 06/03/2017 por Flávio Reti

Dia do Optometrista

“Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei” Salmos 119:18

6 de março

Talvez você não saiba o que é optometria e nem o que faz um optometrista. A optometria é uma profissão ligada à área de saúde e relacionada com a física que se encarrega de esquadrinhar problemas de saúde ligados à visão e não relacionados com patologia, isto é, não relacionado com doença e sim com defeitos do olho. Um optometrista não utiliza qualquer procedimento médico invasivo, ele apenas observa e calcula qualitativa e quantitativamente a visão do paciente. Se ele encontrar qualquer problema de alteração no globo ocular, ele é capaz de reconhecer o problema e vai encaminhá-lo a um especialista se for alguma patologia, alguma doença. Seu papel fundamental é medir a estrutura da visão para aferir seus aspectos funcionais e pode propor lentes ou armações adequadas para correção de defeitos que possam aparecer no globo ocular.

Um optometrista precisa sabe muito bem física e biologia. Ele mesmo precisa ter boa visão para detectar problemas nos outros pacientes. Para ser um desses profissionais, é necessário cursar Tecnologia em Optometria e obter um certificado fornecido pelo Ministério da Educação e Cultura. O curso autoriza a trabalhar com diagnóstico ocular. No curso ele vai estudar anatomia geral, matemática, física ótica, geometria ótica, química, bioquímica, biofísica e lentes oftalmológicas. Parece fácil?

Sob o aspecto religioso, eu sou obrigado a olhar para Deus como um grande optometrista, afinal foi ele que criou e elaborou o olho humano e ninguém mais do que seu criador para conhecer melhor o funcionamento de nosso olho. Por isso o livro de provérbios afirma que o Senhor fez tanto o ouvido que ouve como os olhos que veem (Prov.20:12)

Todas as vezes que me vem à mente a teoria da evolução, eu penso na complexidade do olho, não conhecimento de um optometrista, porque se a teoria da evolução está correta, tudo se desenvolveu lentamente ao longo dos milhares de anos. Então, como fariam os homens e os animais para se locomoverem ou para se alimentar, enquanto os olhos tão estavam completamente formados? Como um elefante, por exemplo, iria conseguir colher 100 quilos de folhas e raízes por dia, se seus olhos não estivessem completamente terminados? Essa é uma das razões por que não acredito na evolução. Simplesmente observando a optometria dos olhos humanos e dos animais já me convenço de que um optometrista mor é que fez o olho. Por isso, Senhor, abre meus olhos porque eu ainda quero ver mais da tua glória, do teu amor e da tua misericórdia nas obras da tua criação.

O optometrista mede e esquadrinha os olhos dos seus pacientes, aliás, eu já estive com um deles muito eficiente, mas o que é isto quando nos referimos a Deus que esquadrinha tudo nesta vida e no universo? “Quantos se privam das bênçãos mais preciosas que Deus tem em depósito para eles, seja em saúde, seja em dons espirituais! Há muitas almas que suplicam vitórias e bênçãos especiais para que possam fazer alguma coisa apreciável. Para esse fim estão sempre sentindo que lhes é necessário empenhar-se numa exaustiva luta com orações e lágrimas. Quando tais pessoas esquadrinharem as Escrituras com espírito de oração, para conhecer a vontade divina e pô-la em prática de todo o coração, sem reserva alguma nem tolerância de qualquer espécie, encontrarão descanso. Todas as agonias, lágrimas e lutas não lhes produzirão a bênção que anelam. O eu precisa ser totalmente renunciado. Devem fazer a obra que se lhes apresenta, recebendo a plenitude da graça de Deus, que é prometida a todos os que a pedem com fé” (Conselhos sobre Saúde. P.139). Se você tiver que esquadrinhar alguma coisa hoje, esquadrinhe as escrituras, a sua vida e meça as consequências de tudo que se faz neste mundo para avaliar melhor as belezas da vida cristã e os privilégios da vida eterna. Nós veremos o rei do universo na sua glória, no seu poder. Nossa terra será sacudida e nós vamos ver isso. E se formos contados entre os salvos, vamos ver mais coisas ainda. Vamos ver os portais da cidade santa se abrirem para receber os remidos, vamos entrar na cidade e ver sua glória, sua iluminação sem a presença do sol, com a glória de Deus. Às vezes procuramos oculistas, optometristas, porque queremos ver as coisas deste mundo e deixamos passar por alto as maravilhas da eternidade. Vamos ter a oportunidade de visitar outros mundos não caídos. No céu os remidos terão asas e alçaram voos incansáveis para os mundos distantes. É um privilégio que nada deste mundo compensa perder. Meu amigo, o céu me fascina. Perdê-lo será muito, muito triste e decepcionante. E só ficará fora do céu quem quiser, porque Jesus quer salvar a todos, aliás, ele deu seu sangue por todos.

Os comentários estão encerrados.