Comentários da Lição 6 (1o Trim/2017) por Ligado na Videira
04/02/2017
Meditação diária de 06/02/2017 por Flávio Reti
06/02/2017

Meditação diária de 05/02/2017 por Flávio Reti

Dia da Papiloscopia (ou do Papiloscopista)

“Depois disse a Tomé: Chega aqui os teus dedos e vê as minhas mãos. Chega a tua mão e mete-a no meu lado e não sejas mais incrédulo, mas crente” João 20:27

A papiloscopia nada mais é do uma ciência que tem a ver com a identificação da pessoa humana através das papilas que existem normalmente na ponta dos dedos, na palma da mão e na sola do pé. Na linguagem mais moderna é conhecida como identificação pelas impressões digitais. E o profissional especializado nessa ciência e que normalmente trabalha para a polícia investigativa e pericial, se chama papiloscopista. Complicado? Nem tanto.

A ciência da papiloscopia é muito antiga. Nos casos de divórcio, na China antiga do século VII, o marido era obrigado a fornecer um documento para a esposa divorciada cuja autenticação era sua impressão digital, aliás impressões, porque era de todos os dedos. Na Índia, no século IX os analfabetos conseguiam legalizar documentos de propriedade das terras e de cidadania com suas impressões digitais. O uso das impressões com aplicação científica é mais recente. Antes dos homens forenses utilizar as impressões digitais para identificação, os método mais antigo era geralmente causar no condenado uma cicatriz, uma marca, que como uma tatuagem facilitaria a

identificação. Os escravos, no Brasil escravocrata, eram marcados nas nádegas com ferro quente em brasa as iniciais de seus donos, para não fugirem. Esse método brutal de mutilação cedeu lugar ao método científico de identificação de criminosos e fugitivos, a papiloscopia

Logo após a ressurreição de Jesus, ele se apresentou aos discípulos que estavam reunidos numa sala fechada por medo dos judeus, exceto um deles que não estava no momento, Tomé (João 20:24). Quando os demais discípulos lhe disseram que haviam visto o Senhor ressuscitado, ele duvidou dizendo: “Se eu não vir os sinais dos cravos nas suas mãos e não meter o dedo no local dos cravos e não meter a mão do seu lado, de maneira nenhuma crerei”. Oito dias depois, estando eles reunidos outra vez, e Tomé presente, mesmo com as portas fechadas, o Senhor se pôs no meio

deles e disse: Paz seja convosco. Em seguida, fazendo uso da papiloscopia, disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo e vê as minhas mãos, chega a tua mão e mete-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crente (João 20:25 – 27).

Tomé não foi sempre assim. Certa ocasião, quando Jesus planejava ir a Betânia, no caso da morte de Lázaro, Tomé se levantou e disse ousadamente: “Vamos também para morrermos com ele” (João 11:16). Tomé era chamado de Dídimo e os estudiosos dizem que dídimo é um termo que significa igual, gêmeo e a tradição diz que Tomé era chamado gêmeo porque se parecia muito com Jesus e isso o colocaria em situação de risco, um motivo maior de perseguição. Agora você pode dizer que existe um caso bíblico em que a papiloscopia foi usada. Foi no caso de Tomé, chamado Dídimo. Guarde esse conceito: Papiloscopia quer dizer identificação. Pois bem, Você sabe que depois do juízo, pecados e pecadores serão destruídos, porque se os homens se apegam ao pecado, ficarão com ele identificados e se se apegam a Deus, ficarão também com ele identificados. Logo, está em nossas mãos decidir com quem nos identificamos, porque dos dois lados haverá consequências. Para os que se identificam com o pecado, a destruição, e para os que se identificam com Cristo, a redenção. Todos nós levamos as marcas da nossa identidade. No dia do juízo não haverá necessidade de algum papiloscopista, porque os registros do céu, feitos por anjos de Deus, guardam um registro fiel da nossa vida, da vida de cada um, e naquele dia, os livros serão abertos diante do universo para demonstrar a justiça e o amor de Deus claramente. O apóstolo Paulo, mais para o final da sua vida, por ter passado por muitas vicissitudes, sofrimentos, dificuldades por amor ao evangelho disse “eu trago no meu corpo as marcas de Jesus” (Gal.6:17). Pergunte-se agora:

O que tenho eu que me identifica com Jesus? Minha vida, minha fé, minha obediência, minha sinceridade? Nossa identidade com Cristo é imprescindível para passar incólume naquele dia do juízo.

Os comentários estão encerrados.