Meditação diária de 02/04/2017 por Flávio Reti
02/04/2017
Meditação diária de 04/04/2017 por Flávio Reti
04/04/2017

Meditação diária de 03/04/2017 por Flávio Reti

Dia do Atuário

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro para calcular as despesas, para ver se tem com que acabar?”  Lucas 14:28

Aposto que você não sabia o que faz um atuário. É um trabalhador que tem sua profissão pouco conhecida e pouco divulgada, mas sua presença vem aumentando com o crescimento de pessoas investindo nas bolsas, fazendo planos de previdência, querendo abrir um comércio ou alguma pequena loja, franquia entre outras coisas.

Vem aumentando essa profissão no mundo porque um atuário pode trabalhar no mercado financeiro, com planos de saúde complementar, com investimentos e com previdência privada, com seguros em geral. Deve ser um camarada que saiba bem matemática, finanças e economia

porque vai depender de fazer cálculos e previsões estatísticas. Ele vai fazer estatística, probabilidade, avaliação de riscos, calcular indenizações. Toda empresa deverá ter um desses profissionais de agora em diante.

Você já entendeu, é um profissional especialista em administrar e avaliar situações de riscos. No tempo dos romanos, um actuarius era a pessoa que redigia as atas do senado romano. Com o tempo ele veio a ser conhecido como escrivão público e registrava também casamentos, óbitos, nascimentos. Um nome bem conhecido entre os atuários é Willian Morgan, alguém que ousou enfrentar a maçonaria e desapareceu sem deixar pistas.

Pensando bem, cada um de nós tem um pouco de atuário dentro de si. Sempre que vamos fazer alguma coisa, fazemos planos e calculamos os custos para depois avançar no empreendimento. O lado bom desse comportamento é que não criamos dívidas, não nos decepcionamos com a falta de recursos.

Empreender é uma arte. Nós que esperamos a volta de Cristo temos diante de nós um grande empreendimento: Anunciar ao mundo sua breve volta. Acha pouco? O mundo tinha, segundo cálculos de 2016, um total de 7.500.000.000 (sete bilhões e quinhentos milhões) de pessoas. Nossa tarefa é pregar a todo o mundo. Para isso, um atuário pode ajudar. Ele pode calcular custos, estratégias, finanças disponíveis, os riscos, entre outros. Pesa sobre nós essa grande tarefa. Jesus mesmo disse que “a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a seara” (Luc.10:2).

A demanda por atuários está aumentando, não quer se candidatar? Jesus conta conosco no avanço de sua obra e sem que o evangelho chegue a todo mundo ele não pode voltar. Geralmente dizemos que estamos esperando a volta de Jesus, mas na realidade é Ele quem está esperando por nós. Vamos trabalhar enquanto é dia, porque a noite vem quando ninguém mais pode fazer alguma coisa.

Os comentários estão encerrados.