Meditação diária de 15/02/2019 por Flávio Reti – Manuel Ferraz de Campos Sales
15/02/2019
Meditação de Pôr do Sol 15/02/2019 por Miriam Novo Parente
15/02/2019

Comentários da Lição 7 (1o Trim/2019) por Classe 3

As sete trombetas

“Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele começar a soar, o mistério de Deus será cumprido, como ele declarou a seus servos, os profetas.”  Ap 10:7 KJ

Todo contexto de Apocalipse é uma relação de fatos que já se cumpriram e alguns que estão por vir, quanto a nos que buscamos entender o livro da revelação olhemos para a realidade vivida pelo povo de Israel e começaremos entender  a explicação do livro. Parte dos rituais e seus  valores instituídos por Deus através de Moises aparecem no livro;  o Santuário, seu mobiliário, e a liturgia também é repetida . Sabemos que o  santuário edificado pelos israelitas é uma réplica do santuário que existia no céu, quando temos essa certeza  tudo muda no contexto do entendimento das ações narradas em apocalipse.

E quando eles tocarem as duas trombetas, então toda a congregação se reunirá a ti, junto à porta do tabernáculo da congregação. Mas, quando tocar apenas uma trombeta, então os príncipes, que são os cabeças dos milhares de Israel, se congregarão a ti. Quando soar um alarme, então os acampamentos que estão nas partes orientais partirão. Quando soar um segundo alarme, então os acampamentos que estão no lado sul iniciarão sua viagem. Eles soarão um alarme, para suas viagens. Mas quando for juntar a congregação, tocareis, mas não como alarme. E os filhos de Arão, os sacerdotes, tocarão as trombetas; e elas serão para vós, como um estatuto perpétuo, por todas as vossas gerações. Nu 10:3-8 KJ

“Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra.” Je 4:1

O tempo deste mundo avança, e podemos perceber ao longo da história as trombetas soando. Reinos que se levantaram e foram tragados por reinos que surgiram, e os fiéis a Deus sendo perseguidos e mortos ao ponto de quase haver silêncio. Mas alguns se mantiveram firmes e surge a luz do evangelho dissipando as trevas, e o poder de Deus cumprindo seu propósito de resgatar o homem através das profecias.

De maneira inexplicável aos olhos humanos vemos as narrativas de Daniel e João se entrelaçarem, e completarem uma a outra, em um tempo que não se via resposta as maiores dúvidas da humanidade. Homens  buscaram em oração o poder para entender as  trombetas já soadas.

Deus tem controlando os fundamentos do mundo que vivemos, e a nós que fazemos parte dos dias finais deste mundo estamos sendo selados com as escolhas que fazemos dia a dia,  através da verdadeira adoração que rendemos Aquele que é o criador e mantenedor da vida.

Não devemos temer pelo que virá, pois cabe a nós olharmos o passado e temos  a certeza que o plano da salvação  se iniciou, e Sétima trombeta soara com poder e glória.

“Os ministros devem apresentar a firme palavra da profecia como o fundamento da fé dos adventistas do sétimo dia. As profecias de Daniel e Apocalipse devem ser cuidadosamente estudadas e, em ligação com elas, as palavras: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. OE pág. 148.

“Quando os livros de Daniel e Apocalipse forem bem compreendidos, terão os crentes uma experiência religiosa inteiramente diferente. Ser-lhes-ão dados tais vislumbres das portas abertas do Céu que o coração e a mente se impressionarão com o caráter que todos devem desenvolver a fim de alcançar a bem-aventurança que deve ser a recompensa dos puros de coração”. TMOE pág. 114.

Os comentários estão encerrados.