Meditação diária de 07/08/2020 por Flávio Reti – Multímetro
07/08/2020
Programação Sábado 08/08
07/08/2020

Comentários da Lição 6 (3º Trim/2020)

Comentários da Lição 6 (3o Trimestre de 2020)

“Possibilidades Ilimitadas”

“Todos esses dons têm uma origem comum, mas são distribuídos um a um pelo Espírito de Deus. Ele decide quem recebe o que e quando.” (I Co. 12:11) – A Mensagem

Todos fomos chamados por Deus para testemunhar sobre o Seu amor. Na verdade, Deus deseja que os outros conheçam quem Ele é, através da nossa vida. Muitos se perguntam: “Mas de que maneira posso testemunhar?” Ou, “Não tenho dom para testemunhar. O que posso fazer?”

Nessa semana, aprendemos que o Deus que nos chama para que sejamos testemunhas dEle, nos capacita para que possamos realizar esse testemunho da melhor maneira possível. Aquilo que, aos nossos olhos, parece ser impossível, pode se tornar ilimitado se descobrirmos nossos dons e colocarmos esses dons ao serviço do testemunho.

Quem é o Espírito Santo?

Deus, o Espírito Eterno, desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na Criação, Encarnação e Redenção. Inspirou os escritores das Escrituras. Encheu de poder a vida de Cristo. Atrai e convence os seres humanos; e os que se mostram sensíveis são por Ele renovados e transformados à imagem de Deus. Enviado pelo Pai e pelo Filho para estar sempre com Seus filhos, Ele concede dons espirituais à Igreja, a habilita a dar testemunho de Cristo e, em harmonia com as Escrituras, guia-a em toda a verdade. – Extraído das 28 Crenças Fundamentais da IASD – Grifado pelo autor.

Funções do Espírito Santo

  1. Participou ativamente no processo de criação do nosso planeta
  2. Participou ativamente no processo de encarnação de Jesus
  3. Participou do ministério de Jesus
  4. É mediador da revelação, inspiração e iluminação da Palavra de Deus aos seres humanos
  5. Atrai e convence os seres humanos que se mostram sensíveis a salvação
  6. Renova e transforma os seres humanos para torná-los à imagem do Criador
  7. É companhia constante dos filhos de Deus, sussurrando aos ouvidos deles sugestões para que façam as melhores escolhas
  8. Concede dons espirituais aos filhos de Deus.
  9. Habilita os filhos de Deus a testemunhar do que Cristo tem feito por eles.

 Talentos Naturais

Existe uma boa notícia. Todas as pessoas possuem algum talento natural. Deus concede a todos os talentos naturais. Assim, é possível identificar pessoas que possuem talentos para negócios, para vendas, para liderança, para consertos, para a construção, para costura, para cozinha, para a cura, para o ensino, para redação, para a oratória, para a música… Enfim, em todas as áreas da vida encontramos gente talentosa. Não existe ninguém sem algum talento. Isso não é incrível?

E esses talentos naturais possuem algumas características:

  1. Frequentemente são utilizados em benefício próprio
  2. Usados para conquistar uma posição de destaque no mundo
  3. Chamam atenção para aqueles que possuem os talentos

É possível que enquanto você lia a primeira parte desse texto, você estava pensando no seu talento natural. É bem possível que ao ler algumas características dos talentos naturais, você tenha ficado incomodado. Será que o meu talento é apenas natural? Será que meu talento natural testemunha sobre Deus? As pessoas conseguem conhecer a Deus através do meu talento natural?

 Dons Espirituais

A Bíblia ensina que os dons espirituais estão relacionados ao ministério do Espírito Santo. Isso significa que, mediante a atuação do Espírito Santo em nossa vida, nossos talentos naturais são transformados em dons espirituais.

No livro de Marcos Witt, O Que Fazemos com Esses Músicos?, ele dedica um capítulo ao que ele chama de “Espírito de Músico”. Ele menciona que os músicos com talentos naturais têm a tendência a se considerarem superiores, imprescindíveis. O mundo precisa girar em torno deles. Para esses, com esse espírito, ele dá o seguinte conselho: Todo o talento natural precisa ser levado à cruz. Talentos naturais levados à cruz se transformam em dons espirituais.

Os dons espirituais são dados com propósitos essenciais:

  1. Nutrir ou fortalecer o corpo de Cristo
  2. Cumprir a missão de levar o evangelho a todo o mundo.

Pr. Mark Finley escreve que “os dons espirituais são dons de serviço concedidos para ser uma benção para a comunidade de crentes e para a comunidade mundial em geral.”

Nesse sentido, não podemos afirmar que todas as pessoas possuem dons espirituais. Mesmo entre os crentes, existem muitos que possuem apenas talentos naturais. Os talentos naturais que não foram crucificados não se transformam em dons espirituais.

Em Testemunhos para a Igreja, volume 4, página 618, Ellen White escreve: “A toda pessoa é atribuído algum dom ou talento peculiar que deve ser usado para avançar o reino do Redentor.”

O Comentário Bíblico Adventista diz: “O Espírito Santo distribui os dons de acordo com o conhecimento das capacidades e das necessidades de cada indivíduo. Não é uma distribuição arbitrária, mas baseada em conhecimento e compreensão supremos.”

Variedade de Dons

Uma das melhores ilustrações bíblicas para a igreja é compará-la ao corpo humano. Assim como o corpo possui partes diferentes que unidas cooperam para que o corpo seja reconhecido como corpo com vida, a igreja é formada por membros diferentes, com dons diferentes para que possa ser reconhecida como uma igreja viva e que testemunha de Deus e faz com que Ele seja conhecido.

A Bíblia menciona algumas listas e exemplos de dons em I Coríntios 12, Romanos 12 e Efésios 4. Alguns desses dons são de liderança: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores. Outros dons estão relacionados ao serviço: hospitalidade, generosidade, auxílio, misericórdia e cura.

Percebemos que o que era conhecido como talento natural se transforma em dom espiritual assim que permitimos que o Espírito Santo atue promovendo uma verdadeira conversão em nossa vida. A conversão faz com que tenhamos o desejo de revelar as qualidades de uma vida cristã. O Espírito Santo amplifica e expande essas qualidades e podemos utilizá-las como dons espirituais para a edificação da igreja e testemunho.

 Descobrindo Dons

Existem pessoas que, possivelmente ainda não descobriram seu dom. Pr. Mark Finley propõe o seguinte exercício:

  1. Peça a Deus que revele os dons que Ele lhe deu. O Deus que concede Seus preciosos dons a cada um de nós também os revela por meio do Seu Espírito Santo.
  2. Procure o conselho de líderes espirituais respeitados. Conte a eles como você tem percebido a direção de Deus em sua vida e pergunte sobre áreas de serviço que possam estar disponíveis.
  3. Comece a usar os dons para ajudar o corpo de Cristo, Sua igreja. O propósito dos dons é o serviço.

Deus pode revelar todos os dons. Existe muito trabalho a ser feito. Mas é preciso vontade e coragem para fazer. É preciso se tornar disponível e ser disponível. Os dons que são utilizados para Deus se multiplicam. Os dons que são enterrados, podem ser entregues a alguém que está servindo (Parábola dos Talentos). É tempo de testemunhar. É tempo de utilizar os dons para o testemunho.

FINLEY, Mark. Amizade e Salvação – Faça Amigos para a Eternidade. Casa Publicadora Brasileira. 1ª Edição. 2020

Por Wanderson Feldkircher Paiva

Os comentários estão encerrados.