Meditação diária de 12/10/2018 por Flávio Reti
12/10/2018
Projeto Reparando Brechas 8a Palestra – 20/10/18
12/10/2018

Causas da desunião

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência” (Pv 9:10).

O que a Bíblia nos diz sobre as causas da desunião entre o povo de Deus? Podemos aprender muito com a experiência do povo de Israel ao longo de sua história. Infelizmente repetimos muitos destes erros em nossa vida quando nos afastamos de Cristo. Causas da desunião:

  1. Desobediência a Deus. Fazer o que bem entende.

O livro de Juízes mostra o resultado do afastamento progressivo dos princípios divinos. O conhecimento de Deus foi esquecido de geração a geração. Somente uma experiência pessoal com Deus pode perpetuar a verdadeira religião ao longo da história do povo escolhido. As pessoas começaram a moldar sua espiritualidade de acordo com a falsa religião das nações vizinhas. “Recusando guardar Seu concerto, estariam se excluindo da vida de Deus, e Sua benção não poderia vir sobre eles.”(Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 20,21). Os filhos de Israel perderam de vista sua missão: representar o verdadeiro caráter de Deus ao mundo através da obediência aos princípios de Sua lei. Apesar de tudo isso podemos ver um raio de esperança na história de Rute, a moabita, no período dos juízes. Há sempre um remanescente do povo de Deus, que pela fé se tornam filhos da promessa.

  1. Falta da verdadeira Sabedoria.

A história de Roboao mostra as terríveis consequências da insensatez humana. Isto levou à desunião e separação da nação israelita. Roboao escolheu seguir um conselho que estava em direto conflito com o plano de Deus para Seu povo. Uma liderança ineficaz, cheia de orgulho, falta de visão espiritual e conexão com as pessoas produz desunião. Todos nós formamos a igreja de Deus. O conselho divino é buscar a verdadeira sabedoria que é doada por Deus (Tiago 1:5). Ela é indispensável para se tomar as decisões de nossa vida. Uma parte indispensável da sabedoria é o relacionamento diário com Deus (Pv 9:10).

  1. Deixar de estudar a Palavra de Deus que é a revelação de Cristo. Não colocar o foco em Jesus.

Paulo escreve em 1 Coríntios uma carta de advertência contra a desunião do povo de Deus. Imoralidade, erros doutrinários, confusão nos cultos e divisões partidárias estavam presentes. Muitos criaram partidos para seguir líderes humanos, em vez de seguir a Cristo e Sua palavra.

Nosso coração é enganoso. Estamos presos ao egoísmo e a seguir nossas inclinações naturais. A solução é nos humilharmos perante Deus para vermos nossa real condição. E assim seremos curados pelo sangue restaurador de Cristo.  Qualquer mal e problema de desunião  na comunidade cristã pode ser solucionado quando se ajusta o foco para a Cruz.

[Comentário: Bradley Paulino]

Os comentários estão encerrados.