Meditação de Pôr do Sol de 29/05/2015 por Déborah Costa Jacovani
28/05/2015
Meditação de Pôr do Sol de 05/06/2015 por Cristiano Gomes Vezu
09/06/2015

Comentários da Lição 10 (2ºTri/2015)

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA – 2º Trimestre de 2015

Por Wellington Romangnoli

Lição 10 – Seguindo Jesus na vida diária

Sábado à tarde

A missão de Jesus, que culminou na cruz, pode ser resumida em dois grandes objetivos:

1 – Buscar e salvar o perdido.

2 – Vindicar o caráter de Deus, mostrando que as acusações de Satanás eram infundadas.

O entendimento dessas verdades leva a pessoa a se submeter voluntariamente à vontade de Deus. Ela passa a desejar ser mais semelhante a Jesus. Deseja obedecer a Deus e seguir Seus princípios. Nada deve interferir em sua fidelidade.

O discípulo precisa deixar muito claro quem é o seu Mestre. A vida diária deve revelar isso.

Domingo – Fugir do farisaísmo

É desejo de Satanás que as pessoas não tenham nenhuma vontade de conhecer a Deus. Se ele pudesse, faria com que todos os seres humanos fossem ateus naturalistas, negando a existência de Deus e vivendo apenas para esse mundo.

Mas isso é impossível! Muitas pessoas se voltam para as religiões. Então, o diabo muda sua estratégia e permite que as pessoas tenham uma religião desde que essa religião não as torne mais semelhantes a Cristo.

Até muitas religiões “cristãs” servem ao propósito do diabo ao produzirem seguidores que não são imitadores de Jesus. Dizendo de outra forma: é interessante para Satanás que VOCÊ seja um cristão que não represente a Cristo.

Os fariseus caíram nessa armadilha demoníaca. Infelizmente, mesmo dentro da nossa querida Igreja Adventista do Sétimo Dia há muitos que adotam o espírito do farisaísmo.

Segunda – Temer a Deus

Temer a Deus envolve conhecer, obedecer, amar. Quando tememos a Deus, desejamos ardentemente que Ele tome conta de tudo em nossa vida. Sabemos que nosso destino, nosso bem-estar eterno está em Suas mãos.

Quem teme a Deus não vive atemorizado. Apesar das incertezas, sofrimentos e injustiças desse mundo, podemos confiar que Deus está no controle e que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que O amam.

É desejo de Satanás que coloquemos nossa confiança em qualquer coisa, menos em Deus. Muitas pessoas preferem depositar sua confiança nas riquezas, no conhecimento, no poder ou na fama. Fazendo isso, se tornam insensatas, pois tudo isso é transitório.

Terça – Esteja preparado e atento

O Senhor Jesus está voltando! Nós, Seus servos, devemos estar prontos. Cristo, em muitas oportunidades, nos exortou à vigilância.

O Inimigo procura diferentes formas de nos distrair, de nos tornar cristãos apáticos e negligentes. Podemos continuar na igreja, participando das cerimônias, e ter nosso pensamento em outras coisas.

A volta de Jesus deve ser o acontecimento mais aguardado da nossa vida! Devemos estar prontos para desistir de qualquer sonho, qualquer projeto e recebermos Jesus.

E, enquanto aguardamos, há um trabalho a ser feito.

Quarta –  Ser uma testemunha que dá frutos

O plano da salvação conta com a participação dos seres humanos na obra de testemunhar e alcançar outros seres humanos. Cada cristão tem a responsabilidade de testemunhar sobre as boas novas do evangelho.

A parábola do semeador diz que há diferentes tipos de solos. Que nosso coração seja um solo fértil. Na missão de proclamar a verdade, nosso dever é espalhar a semente e deixar os resultados com Deus. Ele pode transformar qualquer solo difícil em solo fértil.

Se desempenharmos nosso papel com fidelidade, há promessas de bênçãos para o presente e para a eternidade.

Quinta – Ser um líder que serve

“Como o fermento, se deixado a completar sua obra, produz corrupção e ruína, assim o espírito de egoísmo, sendo nutrido, opera a ruína da alma.

Entre os seguidores de nosso Senhor em nossos dias, como outrora, quão disseminado se acha esse pecado sutil e enganador! Quantas vezes nosso serviço a Cristo, nossa comunhão uns com os outros, são manchados pelo oculto desejo de exaltar a nós mesmos! Quão pronto é o pensamento de se congratular consigo mesmo, e o anelo da aprovação humana! É o amor do próprio eu, o desejo de um caminho mais fácil do que o que nos é designado por Deus, que leva à substituição dos divinos preceitos por teorias e tradições humanas” (O Desejado de Todas as Nações, p. 409).

“ ‘Diante da honra vai a humildade’. Para ocupar um elevado cargo diante dos homens, o Céu escolhe o obreiro que, como João Batista, assume posição humilde diante de Deus. O mais infantil dos discípulos é o mais eficiente no trabalho para Deus. Os seres celestiais podem cooperar com aquele que procura não se exaltar, mas salvar pessoas. Aquele que mais profundamente sente sua necessidade de auxílio divino, há de pedi-lo; e o Espírito Santo lhe dará vislumbres de Jesus que lhe fortalecerão e elevarão a alma. Da comunhão com Cristo sairá ele para trabalhar pelos que estão perecendo em seus pecados. Está ungido para sua missão; e é bem-sucedido onde muitos instruídos e intelectualmente sábios fracassariam.

Mas quando os homens exaltam a si mesmos, sentindo que são uma necessidade para o êxito do grande plano de Deus, o Senhor faz com que sejam postos de lado. Torna-se evidente que o Senhor não depende deles. A obra não se detém por causa de seu afastamento dela, mas vai avante com maior poder” (O Desejado de Todas as Nações, p. 436).

Sexta – Estudo adicional

Que as palavras desse hino tão conhecido se tornem a nossa mais sincera oração:

Mais semelhante a Jesus

É o que mais eu desejo na vida

Mais semelhante a Jesus

É a vontade sincera nascida em meu ser

Mais semelhante a Jesus

É o ponto de minha partida

Para ter nessa vida alegria e poder

Quero ser mais semelhante a Jesus

Mais semelhante a Jesus

É a mensagem ganhada e vivida

Mais semelhante a Jesus

É a vontade contida de sempre louvar

Mais semelhante a Jesus

É o alvo de minha corrida

Para ter nessa vida alegria e poder

Quero ser mais semelhante a Jesus

Mais semelhante a Jesus

É a minha comida e bebida

Mais semelhante a Jesus

É a vontade acolhida no meu coração

Mais semelhante a Jesus

É a certeza da luta vencida

Para ter nessa vida alegria e poder

Quero ser mais semelhante a Jesus

Os comentários estão encerrados.