Meditação de Pôr do Sol de 13/03/2015 por Wilson Furquim
13/03/2015
Comentários da Lição 12 (1ºTri/2015)
21/03/2015

Comentários da Lição 11 (1ºTri/2015)

Comentários da Lição da Escola Sabatina
Lição 11 – Vivendo pela Fé
Por Josele Vizotto

ALTA COSTURA

Constanza Pascolato, consultora de moda e bem viver, tem uma frase maravilhosa: “A vida para mim é como a alta costura: o que está por dentro, do lado avesso – e não é visto – tem de ser tão belo e bem feito quanto o que aparece externamente para ser admirado.”

De hábitos pessoais à educação, ou do comportamento à religião, isso sempre terá de ser verdade para ser de fato bom.

Podemos teorizar muito sobre ética, comportamento e até religião, mas a verdade é que somos o que fazemos (dizemos, comemos, usamos para nos divertir, etc) e não o que dizemos ser.

As ações são o resultado mais convincente do que realmente está do avesso, no íntimo, ou seja, o que ocupa os nossos pensamentos e sentimentos. É simples assim.

Assim é que as palavras de Jesus de que não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte (influência positiva) ou que da árvore má não podem vir frutos bons (influência negativa) fazem tanto sentido. A motivação inicial, prioridades, o moto interno de uma pessoa vai ser inequivocamente revelado mais dia menos dia, pelo modo como ela vive e escolhe…

Chegamos finalmente aos dois últimos capítulos da segunda coleção dos Provérbios atribuídos ao próprio Salomão (capítulos 25 ao 29), talvez os mais “religiosos” do livro, com frequentes menções ao Senhor, como se posse um epílogo, uma despedida do sábio, querendo deixar sua mensagem pessoal final, com aquilo que ele mesmo considera ser mais importante (os dois últimos capítulos do livro embora selecionados e incluídos por Salomão no livro, não são de sua autoria).

Portanto estaremos nos despedindo da coleção de pensamentos e conselhos mais famosa do mundo, nesta semana.

O que aprendemos com Salomão? O que fará diferença em nossa experiência pessoal?

O conhecimento universal pode ser ilimitado e complexo, mas o segredo para uma vida feliz é simples.

Salomão levou uma vida inteira para aprender isso, primeiro em teoria (conhecimento intelectual), depois por experiência pessoal. Então, depois de nos levar a refletir muito sobre temas amplos como as relações humanas (as mais variadas possíveis), auto controle e o conhecimento de Deus como a origem da sabedoria, agora ele faz um apanhado prático que resume toda essa teoria em poucas ações simples, importantes e definitivas.

É o resumo do bem viver. De fato, o segredo de uma vida de sucesso moral e espiritual é tão simples que chega a soar simplista: “Busque primeiro o Reino de Deus e a justiça Dele, então tudo o que for realmente importante, Ele lhe dará” (adaptado).

Que coisas? As realmente essenciais. Aquelas que vêm como resultado de se ter o “Temor do Senhor”, melhor explicado como a reverência e o respeito pela Sua vontade manifesta em Sua Palavra.

O Temor do Senhor seria o “avesso perfeito” da alta costura.

O resultado? O que aparece por fora é o que você vê resumido no estudo dessa semana:

A capacidade de obedecer e viver a essência da Lei;

Sintonia constante com o Senhor e Sua vontade expressa;

Não amar o mundo, mas priorizar as coisas de Deus;

A integridade permanecerá acima do dinheiro;

A verdade será vivida a qualquer preço.

Belíssimo acabamento, não acha?

Deus nos dê essa graça.

Josele

Os comentários estão encerrados.