Feliz Semana
26/11/2021

Comentário da lição – Lição 8 – ESCOLHAM A VIDA

VERSO PARA MEMORIZAR:

Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes” (Dt 30:19).

A vida é feita de escolhas e decisões. Ao acordar podemos decidir me levando ou não. Oro ou não oro? Tomo banho ou não? Visto a roupa branca ou a amarela? São a partir de da qualidade das decisões tomadas que viveremos para sempre ou morreremos. Alguém disse que existem algumas decisões que não podemos errar: A primeira é escolher a carreira profissional que vamos seguir ; a segunda é escolher com quem vai casar e finalmente , escolher um caminho espiritual para seguir.

Para Deus só existe dois destinos: vida ou morte. Deus colocou na Jardim do Éden a árvore da Vida e a arvore do conhecimento do bem e do mal. Não existe uma terceira opção, um meio termo. Por amor ao homem, Deus oferece uma dica: Escolhe pois a vida para que vivas.

No livro de Deuteronômio,  (Dt 30:15 e 19), são repetidas as mesmas palavras opcionais utilizadas em Genesis (tov)  bem  e a vida, e (ra) mal e a morte. Nós hoje temos as mesmas opções. O mesmo poder de escolha. Qual caminho vamos seguir? Escolhendo o caminho do bem , colheremos a vida eterna , mas se escolhermos caminho do mal colheremos a morte. Simples assim.

Gostaria de lembrar que é fácil decidir, mas as consequências não podemos escolher. As pessoas são livres para  decidir saltar de cima de um prédio, mas não pode escolher as consequências desta decisão.

Obedecer os Mandamentos de Deus não é difícil. Alguém afirmou que um defunto, pode guardar perfeitamente oito mandamentos. Apenas dois não consegue: Lembrar do sábado e Honrar pai e mãe, porque estes mandamentos deve ser guardados realizando atividade, isto um morto não pode fazer. Este argumento é para indicar que não é difícil guardar os mandamentos que Deus pede, principalmente quando pedimos o poder do Espírito Santo de Deus. O Senhor Deus jamais pediria de nós algo impossível de realizarmos.

Guardar os mandamentos é uma questão de adoração. Nós adoramos a Deus pelo que Ele é e pelo que fez e faz por nós. Se Ele é tão bom e amável, porque existe tanta gente sofrendo? O sofrimento é um intruso na vida do ser humano. Nunca foi a vontade de Deus que a dor existisse. Isto aconteceu como resultado de uma escolha errada.

Jesus disse  em Lucas 11:23 “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Não existe uma terceira opção. De que lado nos encontramos? Ao recapitular a lição 8 veremos como devemos Escolher a vida.

PR. Abdoral Cintra