Meditação diária de 17/04/2021 por Flávio Reti –Quando ainda não havia anestesia?
17/04/2021
Culto de Adoração
17/04/2021

Comentário da Lição da Escola Sabatina 2T/2021

A promessa: A aliança eterna de Deus

LIÇÃO 3PARA TODAS AS GERAÇÕES

 “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. (Gen. 6:8 ARC)

Na lição dessa semana estudamos sobre um dos primeiros personagens bíblicos, em um história emblemática, Noé e o dilúvio. Decide fazer em forma de comentaria salientando alguns versos aos quais percebo notória relevância.

Descanso

E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou. (Gen. 5:29 ARC)

O nome Noé significa descanso. Do original, Nuah. Princípio já apresentado na criação para falar do sábado do Senhor. Noé seria aquele que traria descanso para uma terra cansada da maldade do homem. Uma das ferramentas para Noé trazer descanso é a obediência. Falaremos dela mais tarde.  Penso ser interessante a apresentação da palavra consolo. Noé traria descanso ao consolar. Obviamente o consolo não seria daquela geração perversa. O consolo aqui é para o leitor. O consolo de encontrar um homem que andava com Deus, mesmo em dias de maldição ou juízo. Uma voz solo em meio a tanta maldade e violência.

Graça

Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. (Gen. 6:8 ARC)

Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus. (Gen. 6:9 ARC)

Importante notar nesses versos é a relação entre a graça e as qualidades de um homem. O primeiro detalhe, e talvez mais importante, seja o personagem que toma a iniciativa de encontrar. É Deus que encontra. Ele procura e encontra. Ele sempre encontra graça, por que seus olhos são graciosos. Alguns versos atrás, esses mesmos olhos veem a maldade do homem. Ele apenas vê a maldade, mas seus olhos são da graça.

Outro elemento importante de se notar é a ordem. Primeiro Deus encontra graça e depois Noé “era”. O ser de Noé vem depois da graça de Deus. Ela sempre vem a frente. Noé era homem justo, reto, e andava com Deus, por causa da graça de Deus e não por ser bom o suficiente. Apenas os olhos de Deus são bons. Olhos de misericórdia. Interessante notar que Noé tem uma característica de um de seus antecessores, Enoque. Ambos andavam com Deus. A descredencia dos filhos a imagem e semelhança de Deus, diferente da de Caim que é violenta e desobedece fazendo cidade, andam com Deus. Eles se movimentam em direção a obediência, nosso tópico.

Obediência

Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. (Gen. 6:14 ARC)

Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. (Gen. 6:22 ARC)

E fez Noé conforme tudo o que o SENHOR lhe ordenara. (Gen. 7:5 ARC)

Noé faz. Não questiona, não argumenta, não pergunta, apenas faz. Alias, ele tinha todos os motivos para perguntar, afinal de contas, nunca havia chovido sobre a terra. Nóe não apresenta falhas, duvidas, aboslutamente. Apenas trabalha. Durante anos em sua missão, contruir e convidar. Aos olhos humanos Noé era um péssimo evangelista. Absolutamnte ninguém acredita nele. Apenas a sua familia entra na arca.

Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. (Gen. 9:1 ARA)

Deus repete seu imperativo de genesis. Como se fosse uma nova criação. Uma nova chance. A ordem porém, parmanece a mesma, crescer, multiplicar e enchcer a terra. Gosto do uso da palavra benção. O que é benção? São varias as possiveis respostas. Uma delas está nesse ver. Deus abençõa todas as vezes que deixa claro sua vontade. Benção e saber o que Deus quer de Nós. Seus caminhos e planos. Benção é obedecer.

Memória

E lembrou-se Deus de Noé, e de todo animal, e de toda rês que com ele estava na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas. (Gen. 8:1 ARC)

E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda alma vivente de toda carne, que está sobre a terra. (Gen. 9:16 ARC)

Deus se lembra. Essa é a primeira vez no texto biblico em que Deus se lembra. Mas a memoria de Deus é diferente na nossa. Não é sobre esquecimento, mas sobre ação. Deus se lembra no momento mais difil da história. A lembrança de de Deus é um movimento em direção as impossibildiades da vida. Uma saida em meio a tempentades impossiveis. Todas as vezes que Deus se lembra é porque ninguém mais poderia se lembrar, apenas ele e sua Divina ação.

Maldade humana

E o SENHOR cheirou o suave cheiro e disse o SENHOR em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz. (Gen. 8:21 ARC)

Por que Deus fala sobre a maldade humana em um momento de oferta? Em um momento de vitória depois de uma grande tempestade. Gosto da seguinte resposta. Mesmo Noé fazendo tudo certo, sendo um homem de Deus, ainda assim era um homem. Todos somos maus em essência e carecemos da graça e da glória de Deus para que não sejamos consumidos novamente.

Pr. Lúcio Pereira

Igreja UNASP HT

Os comentários estão encerrados.