Culto de Oração
21/09/2021
Aniversário UNASP-HT 72 anos
24/09/2021

Comentário da Lição 13

O Descanso Supremo

Tema Geral

Ao longo deste trimestre, estudamos de maneira enriquecedora,  sobre vários aspectos do importante tema: ‘Descanso em Cristo’.

Sob a perspectiva maior do conflito cósmico, onde todo o universo está em luta contra o pecado, e onde nosso planeta é o palco principal, onde ocorre esta luta, não podemos esquecer que há forças do mal que a todo momento lutam contra Deus na tentativa de atacar e destruir Seus filhos. Sabemos que Deus nos proporciona grandes vitórias e descansos aqui em nossa vida presente, pois Ele já venceu Satanás na cruz de Cristo, porém, nossas vitórias e descansos aqui, ainda não são completos.

Para finalizar, nesta semana, iremos estudar aspectos da maior promessa de Deus para nós, que o descanso e vitória permanentes,  de todas as aflições, dores, tristezas e enfados com que temos que lidar a cada dia de nossas vidas aqui em nossa luta diária.

Verso para Memorizar

“Mas como está escrito, ‘Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam’” (1Cor 2:9).

Domingo – Uma visão do fim

O apóstolo João, na ilha de Patmos, recebeu as visões especiais sobre os eventos futuros que ele colocou em seu  livro, o Apocalipse. Além disso, João e os outros discípulos, e muitos seguidores de Jesus, viram-No ascender ao céu após Sua ressurreição. Neste momento, eles receberam a visita de dois anjos que disseram: ‘Homens da Galiléia, por que vocês estão olhando para as alturas? Esse Jesus que foi levado do meio de vocês para o Céu virá de modo como vocês O viram subir’ (Atos 1:11). E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
Apocalipse 21:1,2

Comentário

Como filhos de Deus, se nos alimentamos das palavras e promessas da Bíblia, podemos ter grande conforto e grande esperança, pois Deus sabe todas as coisas desde o começo até o fim, e Ele já nos revelou que a Sua vitória já está conquistada e que Jesus irá voltar para buscar Seus filhos e leva-los para a Nova Terra, que já está preparada.

Segunda – A contagem regressiva

Em Lucas 21 e Mateus 24 Jesus relata vários sinais e eventos que ocorreriam sinalizando a proximidade de Sua Vinda a esta Terra. Além disso o livro de Daniel, aponta detalhadamente acontecimentos históricos e a vinda de um ‘tempo de angústia qual nunca houve, desde que existem nações ‘ (Daniel 12:1).

Comentário

Jesus deseja que todos Seus filhos estejam preparados e sejam vitoriosos. Sua vinda será literal, e com certeza será o maior evento que a humanidade irá presenciar. Nosso papel é conhecer as profecias, desenvolver comunhão com Cristo e assim ter confiança Nele e estar preparados para Seu retorno.

Terça – Ordens para marchar

Em apocalipse 14, três anjos apresentam a João as últimas mensagens divinas para serem proclamadas a todos os povos da Terra. É a mensagem do EVANGELHO ETERNO, um chamado para o arrependimento, para uma vida obediente que glorifica a Deus a todo momento.


Comentário

Uma vez que tenhamos uma vida de comunhão com Deus, com conhecimento de Suas leis, de Sua Palavra, e portanto do Evangelho Eterno, é nossa missão ir e anunciar estas verdades para cada alma que esteja sem Deus e faminta de Esperança em meio a tantas trevas que tentam afastar as pessoas de Deus.

Quarta – Descanse em paz

‘Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.
Hebreus 11:13-16

Comentário

Muitas vezes ouvimos a expressão: ‘Descanse em paz’, quando alguém morre. Mas o que realmente está acontecendo quando se fala sobre a morte?

A Bíblia está repleta de textos indicando que aquele que crê em Cristo, a morte é de pouca importância, pois ‘’ Se alguém guardar a Minha Palavra, nunca verá a morte ‘’ ou  ‘’ nunca provará a morte ‘’ (João 8:51-52.).

            Para o cristão a morte é considerada apenas um sono, do qual despertará quando Cristo retornar a esta Terra. Há imenso conforto para todos os que se apegam ás promessas de Cristo, reveladas em Sua Palavra, a Bíblia.

Quinta – Alegrem-se sempre no Senhor

 ‘’Paulo não disse para nos alegrarmos, sempre, em todas as provações. Ele disse: ‘’Alegrem-se sempre no Senhor’’. Não importa nossa situação nem as provações que enfrentamos, se meditarmos demoradamente em Deus, em Sua bondade, Seu amor e Seu sacrifício na cruz por nós, podemos nos alegrar Nele e ter paz em nosso cansado coração’’.

Comentário

É sempre bom quando podemos enfrentar diferentes situações tendo orientações prévias que nos ensinem a lidar melhor com elas e obter sucesso. Vejamos o que Ellen White escreveu sobre a importância da alegria e confiança em Deus:

Gratidão, regozijo, benignidade, confiança no amor e no cuidado de Deus — eis as maiores salvaguardas da saúde” (A Ciência do Bom Viver, págs. 241e 281).

‘’ Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado. ‘’ Test. Seletos 3 pag. 443.

Sexta – Destaque

  • Mesmo quando não entendemos o sofrimento e as provações, ainda podemos descansar no amor de Deus;
  • Os planos de Deus são maiores do que podemos imaginar;
  • Devemos sempre confiar na força e na sabedoria de Deus;
  • ‘’Aquele, porém, que ficar firme até o fim, será salvo (Mc 13:13);
  • Deus sempre fará mais e melhor por nós do que realizar sempre os nossos desejos terrenos;
  • Nossa missão aqui, é alcançar os que estão perdidos, e levar a eles a mensagem do Evangelho Eterno,
  • É só mais um pouco, e logo teremos a vitória final e o Descanso Supremo
  • Tenhamos sempre confiança e esperança em Deus!

_________________________________________________

Edson Jara

Médico, membro da Igreja Unasp Hortolândia, diretor do Depart. De Publicações.

Os comentários estão encerrados.