Meditação diária de 12/04/2020 por Flávio Reti – Cooler
Páscoa: “A libertação da morte” – Hoje às 19h – live com o Pr. Helbert Almeida
12/04/2020

PÁSCOA RECHEADA

O COVID-19 ISOLOU O MUNDO. MAS, A SINERGIA DO BEM TROUXE CALOR HUMANO PARA IDOSOS EM HORTOLÂNDIA, SP.

Jael Eneas com contribuições de Alex Landim

O Domingo de Páscoa para 50 idosos e acamados foi recheado de amor e desprendimento. Munidos com Equipamentos de Proteção Individual, alunos do curso de Administração (Unasp, Campus Hortolândia) e voluntários (Igreja) entregaram chocolates com mensagem de acolhimento. Participou Ayrton Anastácio e Equipe do Ministério da 3ª. Idade.

O presente era entregue no portão seguindo regras sanitárias em vigor. Emocionados os idosos respondiam com sorriso. A ação aconteceu em duas etapas. No sábado (11) alunos entregaram os bombons; no domingo (12), os idosos receberam ligação telefônica dos professores.

Diante da significativa população de idosos que residem no entorno do campus universitário, a “Sinergia do Bem” resolveu agir. O atendimento com cestas básicas é feito pela ASA (Assistência Social Adventista) da Igreja do Campus. Por isso, a ideia  alternativa do chocolate cresceu entre professores e alunos universitários.

Para o coordenador do Curso de Administração Dr. Alex Landim, também diretor de Comunicação da Igreja, “demonstrar que os jovens oram pelos idosos” era a principal ideia do projeto. O segundo objetivo foi desafiar os alunos terem olhar proativo da vida. “É possível semear esperança mesmo em situações adversas”, afirmou.

Adesão

O projeto de entregar chocolates não começou agora. Ano passado, por exemplo, o curso de Administração entregou 300 caixas na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campinas, SP

Neste ano, porém, o desafio foi maior devido a crise sanitária. “Com aulas suspensas e o impacto negativo das notícias há um desânimo geral”, analisa Landim. “Mas, a despeito do quadro, a resposta foi surpreendente, pois, conseguimos dobrar a meta”, completa o coordenador.

Depoimentos

Para a idosa Rosa Gonçalvez Silva se diz recompensada. “A visita foi muito gratificante, principalmente por trazer alegria moro sozinha. Eu estava triste por não poder sair para comprar o ovo de páscoa”, confessou.

A sexagenária ou septuagenária Bárbara Rizziolli de Oliveira também revelou tristeza do isolamento. Porém, estou feliz “porque vou dividir a caixa de bombons com minha neta que me visita hoje”, disse.

Sem poder sair de casa, a idosa Catia Navarro Rodrigues, adventista, pediu para uma amiga que levasse o dízimo e alimentos para a Campanha de Alimentos do Unasp. “A gente nunca recebe, sempre lutando para educar os filhos. Estou feliz e agradecida pelo gesto”, disse com lágrimas nos olhos.

Para aluna do curso de Administração Nataly Antunes Migliorini participar do projeto fez toda diferença em sua vida. “Tudo foi emocionante. O triste do momento era não poder abraçar por causa da quarentena. O professor Ricardo de Queiroz Machado, que leciona Economia e Tópicos Contemporâneos em Administração, opinou: “A experiência foi gratificante por trazer alegria para essas senhoras, que moram sozinhas. Elas falarma da tristeza de não terem sair e o presente veio em excelente hora. Também agradeceram muito a lembrança e atenção. As duas falaram que estavam muito triste pois não tinham conseguido sair pra comprar ovos de chocolate. Uma delas disse que estava ainda mais feliz pq pode dividir a caixa de bombons com a neta que a estava visitando”.

No Unasp, a “Sinergia do Bem” deixa de ser discurso para se tornar em ação prática no exemplo de Cristo, o Verdadeiro Cordeiro Pascal.

Abaixo, mais fotos do evento.

JAEL ENEAS é Pastor Emérito da Igreja Adventista e Editor da Pastoral News, Unasp