Culto de Sábado 09/01
08/01/2021
Meditação diária de 09/01/2021 por Flávio Reti – Quando há um relâmpago, o que se ouve em seguida?
09/01/2021

Comunicado Importante sobre os Cultos Presenciais na Igreja UNASP-HT

Hortolândia, 9 de Janeiro de 2021

Caros Membros e Amigos da Igreja Adventista do Sétimo Dia do UNASP campus Hortolândia,

Neste início de 2021 continuamos com uma natural preocupação com a saúde de todos. Por um lado, temos as informações a respeito da vacinação em escala mundial que pode, dentro de algum tempo, mudar o cenário epidemiológico. Por outro, temos dados que nos mostram uma escalada do contágio e da ocupação de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 em níveis preocupantes.

Nós, como uma Igreja de grande número de membros, temos um papel importantíssimo nesse momento, servindo como uma referência de cuidado, de responsabilidade pela nossa comunidade, de equilíbrio e, principalmente, de compromisso espiritual com as pessoas e com a missão para a qual Cristo nos convidou e que é cumprida de variadas formas.

Nos últimos dias estivemos atentos ao tema e após interlocução entre o pastorado, o ancionato, o departamento de saúde de nossa Igreja, que por sua vez interagiu com outros profissionais da área médica, e com os líderes dos demais ministérios, temos as seguintes considerações a compartilhar:

1. Estamos em uma fase aguda da pandemia, como mostram os números oficiais;

2. Hortolândia faz parte do DRS VII – Distrito Regional de Saúde, que compreende a região de Campinas. Essa divisão é usada para mobilização de recursos assistenciais de saúde em todo o estado. Os números nessa região apontam para um crescimento de casos e de mortes nos últimos 14 dias, bem como uma lotação de leitos de UTI, específicos para Covid-19, acima de 85%. São esses os dois principais critérios epidemiológicos para orientação das decisões oficiais;

3. Apesar de muito se falar a respeito da vacinação, efetivamente ela ainda não começou e não há, ainda, impactos positivos no controle da disseminação da doença;

4. Nossos cultos aos Sábados pela manhã, na Igreja, mesmo com todos os cuidados que temos aplicado, movimentam mais de 650 pessoas, um grupo muito grande que acaba interagindo sem a possibilidade do distanciamento adequado em todos os momentos, envolvendo desde crianças até nossos irmãos mais idosos, os que correm maior risco;

5. Nossa identidade como Igreja inclui a preservação da saúde e, em última instância, da vida, como uma responsabilidade espiritual (I Cor 6:19). Sempre que houver uma dúvida entre sermos mais liberais ou conservadores quando se tratar de saúde, devemos optar por aquilo que nos aproxima mais do ideal de Deus para seus filhos: cuidado, temperança e equilíbrio;

6. Ontem, 8/1/2021, o Governo de São Paulo, emitiu novas orientações e, ainda que não sejam restritivas, destacam os números de contaminados e ocupação de leitos de UTI, sem tendência de queda.

Diante dessas considerações, com muita transparência a respeito do processo, com a participação de todos os líderes de nossa Igreja na decisão e, principalmente, com profundo senso de dependência de Deus para tomarmos os caminhos que Ele aprove, informamos que:

1. A programação de nossa Igreja, incluindo a Escola Sabatina, Cultos de Sábados, Domingos e Quartas, reuniões e outras atividades em grupo ocorrerão apenas de forma on line até 31/01/2021.

2. Horários de 16/01 a 31/01
Conforme imagem.

3. Pela restrição de movimentação no campus alinhada à regulamentação vigente, não haverá o drive-thru para entrega de dízimos, ofertas e donativos até 31/01. Sugerimos o uso do aplicativo 7me ou que retenham consigo os envelopes por apenas algumas semanas, até que consigamos voltar a prestar esse serviço.

4. Até 31/1 a liderança da Igreja, com o apoio de profissionais da área de saúde, se reunirá novamente para avaliar as condições de segurança sanitária e emitirá, baseada mais uma vez em dados e com profundo senso de responsabilidade espiritual, novas orientações para o período seguinte.

Temos total consciência de que é motivo de tristeza não podermos ter nossos encontros presenciais e compartilhamos desse sentimento. No entanto, precisamos ser conscientes agora para podermos, depois, desfrutarmos de um ambiente mais seguro.

Não se preocupe nem desanime. Nós já voltamos uma vez e vamos voltar novamente. Deus manterá em nossos corações nossa fé acesa e forte. Vamos nos comunicar entre nós, orar e usar todos os recursos que tivermos ao nosso alcance para não nos afastarmos uns dos outros e todos de Deus.

Que Deus cuide de todos nós, de nossas família e de nossa nação.

Com afeto,

Pr. Helbert